Doenças comuns

5 Alergias Mais Comuns e Como Tratá-las

Alergias mais comuns

Nosso corpo é muito complexo e possui excelentes estratégias de defesa, sendo uma delas o sistema imunológico. Ele tem a função de combater qualquer substância estranha, porém, em alguns momentos, pode reagir exageradamente. É daí que surgem as alergias mais comuns e também as mais raras.

A reação de defesa do corpo sobre essas alergias mais comuns pode causar desde sinais leves e localizados até alguns sintomas seríssimos e generalizados. Os indícios podem aparecer na pele, no sistema respiratório e até no digestivo, dependendo da origem do elemento que desencadeia as alergias mais comuns e da pessoa que reagirá.

Você já deve estar pensando em diversos sinais que percebe em seu corpo ou em seus familiares quando entram em contato com a poeira ou até com algum tipo de comida, não é mesmo? Descubra as 5 alergias mais comuns, seus sintomas e qual médico procurar.

1. Rinite

Desencadeada por diversos fatores, é uma reação inflamatória da mucosa nasal, ou seja, do nariz. As células internas do nariz reconhecem o corpo estranho e começam a produzir muco para proteger o corpo, por isso o nariz começa a escorrer e a pessoa não para de espirrar.

São inúmeros os estímulos que podem levar à rinite: poeira, pólen de flores, poluição, perfume, ácaros em tapetes, cortinas e sofás, pelo de animais, entre outros. O ideal é verificar o que leva à reação alérgica e evitar entrar em contato. Manter a casa limpa pode ajudar muito.

O médico a ser procurado neste caso é um alergologista ou um otorrinolaringologista, pois são os responsáveis, respectivamente, pelas alergias e pela parte respiratória de nariz, garganta e ouvidos.

2. Eczema

Também denominada dermatite atópica, causa pele seca, inflamada e coceira intensa. Há descamação, principalmente, de dobras do joelho e cotovelo, na face e no couro cabeludo. É um tipo de alergia muito ligado à herança genética e pode ser acompanhada de rinite e outras doenças respiratórias. A hidratação da pele ajuda, contudo, o ideal é visitar um médico.

O especialista nesse caso será o alergologista ou um dermatologista, aquele perito em doenças de pele. Será necessária uma consulta com investigação de histórico familiar e alguns exames para confirmação.

3. Urticária

São manchas avermelhadas e levemente inchadas, como vergões. A pele fica com aspecto áspero no local e coça muito. Ela aparece, mas deve sumir em minutos, no máximo horas. Todavia, fique atento! Ela pode mudar de lugar!

Sua causa geralmente é ligada a picadas de insetos, como vespas e abelhas, medicamentos, alimentos e até mesmo a mudança de temperatura. Os médicos são os mesmos indicados para todas as alergias de pele.

4. Alergia alimentar

É uma resposta exagerada do corpo a algum alimento. Muito comum para frutos do mar, leite, trigo, corantes alimentares e castanhas. A reação pode não depender apenas da ingestão, mas aparecer após contato com a pele ou inalação também.

As reações existentes dependem do indivíduo, da sua sensibilidade ao alérgeno e do tipo de alimento desencadeante. Além de coceiras e manifestações na pele, ocorrem inchaços, problemas intestinais ou até um choque anafilático, que leva à morte rapidamente se não tratado.

O indicado é procurar o médico do sistema afetado ou o alergologista. Se for a pele, um dermato; caso seja o sistema digestivo, um gastro. É interessante procurar um nutricionista para encontrar alternativas saudáveis para que a alimentação não fique deficiente por conta da alergia.

5. Anafilaxia

É a mais aguda das respostas e a mais fatal, pois consiste no fechamento das vias respiratórias; surge logo após o contato com a substância alergênica. É tratada apenas com adrenalina injetável e a administração precisa ser muito rápida.

Geralmente é ligada à penicilina, alimentos, látex ou picada de abelha. Uma porcentagem pequena da população reage dessa maneira abrupta às substâncias, mas pode ocorrer. Os sintomas principais consistem no inchaço da língua, calor, falta de ar e sensação de desmaios. A pessoa deve ser levada imediatamente ao pronto socorro ou deve-se ligar para o SAMU.

Percebeu como é importante estar atento aos sintomas das alergias mais comuns para poder tratá-las? Se você se identificou com algum sintoma, procure o médico mais indicado e passe a informação adiante, compartilhando com seus amigos nas redes sociais!

Você Também Pode Gostar

3 Comentários

  • Responder Saúde na Primavera: Entenda o que acontece - Blog Fácil ConsultaBlog Fácil Consulta julho 10, 2019 at 4:40 pm

    […] consigo diversos benefícios para a saúde, mas existe uma série de malefícios também, como as manifestações alérgicas e os problemas respiratórios. Portanto, é necessário cuidado e […]

  • Responder Conheça os Sintomas da Gastrite e as Principais Causas - Blog Fácil ConsultaBlog Fácil Consulta julho 10, 2019 at 5:50 pm

    […] e tem como sintomas: náusea, azia e vômito. É mais comum em pessoas com algum tipo de alergia. Para esse tipo, o tratamento geralmente é realizado com […]

  • Deixe uma Resposta