Cuidados com a Saúde

5 Cuidados com a Pele para Evitar Doenças

cuidados com a pele

A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem muitas funções importantes, sendo uma delas a de proporcionar uma barreira de proteção contra agentes externos. Por tal motivo, ter uma rotina de cuidados com a pele é mais que essencial: é preciso manter a saúde em dia.

Essas ações de cuidados com a pele precisam ser uma prática em qualquer estação do ano. Assim, evitamos algumas condições indesejadas como micose, foliculite, impetigo, acne, herpes labial e manchas na pele.

Acompanhe o artigo para saber algumas medidas de precaução!

Cuidados com a pele: dicas essenciais

Além de exames periódicos, ter cuidados com nossa pele é também importante. Siga nossas orientações e cuide melhor de você.

1. Manter a pele limpa e hidratada

Banhos devem ser tomados todos os dias. Nas cidades e nas estações mais quentes, é recomendado até mais de um, pois a pele precisa ficar livre do suor e dos micro-organismos que ele pode trazer. Apenas preste atenção no tipo de sabonete usado, para não causar ressecamentos da pele. Os de ação antisséptica podem ser usados em regiões como a axila e pés, para eliminar bactérias.

Logo após o banho, faça uso de um bom hidratante que recupere a vitalidade da pele. Há boas marcas no mercado e que não são caras. Em caso de dúvidas, peça auxílio a um dermatologista.

Fácil ConsultaPowered by Rock Convert

2. Usar protetor solar

Ele deve ser usado diariamente, ainda que não se tenha uma exposição direta ao sol, principalmente em áreas sensíveis como o rosto. Assim, você evita melasmas, câncer de pele, queimaduras e descascamentos. Certifique-se de utilizar um com fator ideal à sua pele. As mais claras, por exemplo, exigem uma proteção maior. É importante ainda renovar a cada 3 horas, ou em caso de suor e contato com a água.

3. Não fazer tratamento de pele no verão

Principalmente em cidades que têm essa estação muito definida, os tratamentos cosméticos devem ser evitados. Isso porque a possibilidade de causar manchas é ainda maior nesse período, devido à exposição ao calor intenso. No entanto, mesmo que o tratamento seja feito em época com menos sol, nunca se esqueça do protetor solar.

4. Ingerir bastante líquidos

A hidratação também vem de dentro para fora. Portanto, beba bastante água, pois ela é essencial para o bom funcionamento do corpo e a manutenção dos níveis hormonais equilibrados. Caso passe muito tempo na rua, leve uma garrafinha com água fresca sempre com você. A recomendação é de no mínimo dois litros para uma pessoa adulta. Outras opções são os sucos naturais e a água de coco.

5. Lavar-se com água doce depois do mar ou piscina

Um banho de mar é gostoso e relaxante. Uma piscina em um dia muito quente é tudo o que mais queremos. Mas o sal e o cloro podem causar ressecamento na pele, o que facilita a entrada de micro-organismos. Com isso, é recomendado lavar-se com água doce depois que sair da praia ou da piscina.

Manter os cuidados com a pele não é algo tão difícil, você percebeu? Coloque nossas dicas em prática e sinta os benefícios. E se tiver alguma dúvida, não deixe de procurar um profissional capacitado.

Não fique fora de todas as nossas orientações para a sua saúde! Estamos no Facebook e Instagram. Siga-nos e cuide-se!

Você Também Pode Gostar

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta