Consultas médicas, Cuidados com a Saúde, Doenças comuns

5 cuidados na gravidez essenciais para uma gestação saudável

Cuidados na gravidez

Então você realizou o teste de gravidez e viu que deu positivo! Uma mistura de sentimentos surge ao mesmo tempo: euforia, preocupação, ansiedade. É momento de lidar com muitas novidades. Ainda que não seja a primeira gestação da mulher, as mudanças e sensações nem sempre são as mesmas, por esse motivo é importante ter alguns cuidados na gravidez.

Acompanhar o desenvolvimento do feto e as mudanças corporais costuma ser algo de grande expectativa para a maioria. No entanto, para que tudo ocorra de forma saudável, é preciso seguir certos cuidados na gravidez. Essas atenções devem ser tidas assim que a gestante toma conhecimento da sua condição, pois cada fase exige as medidas corretas para que o bebê consiga nascer sadio e a mulher conserve sua saúde.

Acompanhe a leitura e veja 5 cuidados a serem seguidos na gravidez!

1. Realize o pré-natal

De acordo com Olímpio Barbosa M. Filho, ginecologista da Febrasgo (Federação Brasileira  das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), os exames pré-natais são um tipo de check-up geral e, assim, são importantes para assegurar uma gestação saudável.

A questão é que muitos desses exames são capazes de identificar, na época correta, possíveis alterações na formação ou situações que coloquem em risco a vida do feto e da mulher. Quando descobertas cedo, o médico fará um acompanhamento mais específico para o bem-estar dos dois.

Fácil ConsultaPowered by Rock Convert

2. Tenha uma alimentação saudável

É pela alimentação que o feto receberá os nutrientes necessários para que consiga se desenvolver. Já no pré-natal, o médico deve solicitar um exame de sangue, que mostrará as taxas de vitaminas da mãe. Em caso de insuficiência, será necessária uma complementação e, também, cuidar mais ainda dos tipos de alimentos ingeridos. O ácido fólico, por exemplo, ajuda a prevenir más formações. Já vitaminas do complexo B ajudam no desenvolvimento cerebral do bebê.

3. Pratique atividade física

Além de os exercícios físicos promoverem a serotonina, o que causa bem-estar à mulher, eles auxiliam a equilibrar as doses hormonais, mantendo a homeostase do organismo. Isso significa que todos os seus órgãos funcionarão melhor e muitas doenças, como a obesidade e a diabetes, podem ser prevenidas. Porém, sempre peça orientação ao médico.

4. Descanse bem

Na gestação, é normal as mulheres se sentirem mais cansadas. Toda a transformação corporal e toda a mudança hormonal colaboram para essa sensação de falta de energia. Sendo assim, é importante respeitar a necessidade do organismo e descansar sempre que possível. Se as noites de sono não estiverem sendo bem aproveitadas, converse com o obstetra a fim de saber o que fazer.

5. Não tome medicação por conta própria

Em muitas ocasiões podemos pensar que um simples remédio para dor de cabeça pode não afetar em nada a gestação. No entanto, existem vários medicamentos que têm relação direta com algum problema na formação do embrião e desenvolvimento do bebê. Por isso, antes de pensar em se automedicar, tire a dúvida com o especialista para não atrapalhar a gravidez.

O médico que costuma acompanhar a mulher nessa fase é um ginecologista obstetra. Assim que souber da confirmação da gestação, marque uma consulta para poder seguir todos os cuidados na gravidez.

Aproveite e continue se informando com conhecimentos importantes para sua saúde. Saiba agora se vale a pena marcar consulta particular!

Você Também Pode Gostar

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta