Cuidados com a Saúde, Doenças comuns

Consulta com alergista: Saiba a importância de se fazer!

Alergista

Você sabia que é relativamente comum, entre os brasileiros, sofrer com problemas alérgicos? É estimado que cerca de 20% da população tenham problemas com algum tipo de alergia constantemente. No entanto, apesar das dificuldades, poucas pessoas marcam consulta com alergista.

Acontece que esse tipo de tratamento, por incrível que pareça, ainda não é tão conhecido pelas pessoas, principalmente pelos pacientes que fazem uso do sistema de saúde pública.

Pensando nisso, elaboramos um texto para contar sobre a importância de se consultar com um alergista, explicando como a consulta funciona, além de separamos alguns exemplos para você saber quando é chegada a hora de procurar um especialista. Tenha uma boa leitura!

Como atua o alergista e qual é a sua importância?

É muito comum que as pessoas busquem tratamento ao se depararem com certos sintomas, em vez de procurarem a raiz do problema e resolvê-lo de forma definitiva.

Vamos pegar como exemplo o surgimento de manchas de pele. Neste caso, o paciente parte em busca de um dermatologista. Já no caso de problemas respiratórios, ele busca por um otorrino, não é mesmo? Acontece que esses profissionais resolvem as questões apenas momentaneamente, diferentemente de um alergista, que propõe um diagnóstico mais profundo e completo, assim como uma solução mais adequada e duradoura.

Além disso, é comum para muitas pessoas não buscar ajuda com o surgimento de sintomas estranhos, o que pode gerar uma série de resultados graves, pois não é possível medir o nível de sofrimento que um paciente pode enfrentar com uma determinada doença.

Fácil ConsultaPowered by Rock Convert

Pensando nisso, o médico, além de auxiliar na melhora dos incômodos, também impede que a doença se agrave e afete o seu bem-estar; portanto, realizar consultas regulares e manter a rotina médica em dia é essencial para a sua saúde.

Com quais sintomas devo me preocupar?

Para você que ainda tem dúvidas sobre marcar uma consulta com alergista, separamos alguns sintomas comuns, que muitas vezes não são associados, necessariamente, a quadros alérgicos. Confira:

  • coriza e espirros constantes – muito comum nas trocas das estações, principalmente no outono e primavera;
  • coceira na pele – geralmente causada pela predisposição genética, pelo excesso na produção de anticorpos IgE;
  • vômito e diarreia – mais comuns em alergias alimentares, sendo extremamente necessário o diagnóstico com um alergista;
  • sibilância e falta de ar – características comuns da asma, caracterizada pela obstrução e inflamação das vias respiratórias;
  • olheiras e bolsas debaixo dos olhos – olhos irritados, vermelhos e lacrimejantes também podem classificar sintomas alérgicos provenientes de pólen, tipos de colírios ou poeira.

Quais são os procedimentos do tratamento?

Ao realizar uma consulta com alergista, o médico é bem treinado para realizar uma série de exames e interpretar o resultado dos testes, a fim de estabelecer um diagnóstico ao paciente. Para determinar qual tratamento será mais eficaz, separamos alguns dos procedimentos mais comuns. Confira:

  • testes para alergias em geral;
  • testes de provocação com alimentos e drogas;
  • testes de broncoprovocação;
  • imunoterapia com uso de alérgenos;
  • análise de testes alérgicos, considerando histórico clínico;
  • controle ambiental;
  • imunoterapia por meio de venenos de insetos;
  • dessensibilização com drogas;
  • entre outros.

Apesar de se tratar de uma especialidade médica pouco conhecida, trata-se de um serviço com profissionais muito capacitados e estudados, além de que o programa de residência tem uma duração de dois anos, sendo necessário ter residência prévia em clínicas médicas ou pediatria.

Além disso, o processo de marcar consulta com alergista pode ser realizado e controlado cem por cento on-line, para o cômodo e conforto do paciente. Afinal, ninguém gosta de hospital, e muito menos de burocracia, não é mesmo?

E ai, gostou do nosso texto? Pois aproveite, então, para entrar em contato com a nossa empresa: oferecemos atendimento particular no consultório com preço de clínica popular. Venha conhecer!

Você Também Pode Gostar

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta