);
Saúde e bem estar

Descubra 4 benefícios do café para a saúde

benefícios do café

O café nunca foi tão consumido no mundo! Segundo relatos estatísticos, em 2018, o consumo de café ultrapassou uma marca histórica de 162 milhões de sacas, com expectativas de crescimento para os próximos anos.

Essa popularidade não é para menos! Além de ser uma bebida energética e gostosa, quando consumida moderadamente, ela ainda pode trazer inúmeras vantagens para a saúde. Quer conhecer os principais benefícios do café? Confira a seguir!

1. Reduz os riscos de depressão

Popularmente conhecida como “a doença do século”, a depressão é um distúrbio mental que afeta diversas funções cerebrais, causando sintomas prejudiciais para o individuo, como a tristeza e o pessimismo. Embora a doença ainda não tenha cura, vários métodos foram criados para minimizá-la; e entre eles, está o consumo diário de café!

Segundo uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, doses moderadas de cafeína trazem efeitos positivos para o humor e a disposição para encarar o dia. Isso ocorre, principalmente, por causa do seu efeito estimulante.

2. Fortalece a memória

O consumo moderado de café também é uma excelente alternativa para fortalecer a memória. De acordo com um estudo publicado na Nature Neuroscience, a cafeína é um estimulador natural e tem o poder de aumentar a capacidade de memorização.

Isso foi confirmado em uma pesquisa feita por especialistas da Universidade Johns Hopkins, a qual envolveu 44 pessoas. Como qualquer experimento, os voluntários foram separados em dois grupos: um deles fez ingestão de cápsulas de cafeína e o outro não.

Após a análise dos resultados, foi comprovado que os consumidores café apresentaram uma resposta mais positiva em relação à memória de longo prazo.

3. Aumenta a expectativa de vida

Beber três a quatro xícaras de café diariamente pode fazer você viver mais! É isso o que indica uma pesquisa realizada por profissionais da Iarc (International Agency for Research on Cancer) e do Imperial College de Londres.

O estudo provou que pessoas com hábito de consumir a bebida todos os dias têm menor risco de desenvolver várias doenças mortais, incluindo doenças digestivas e cardiovasculares. A explicação disso está na sua enorme quantidade de antioxidantes, substâncias responsáveis por inibir a ação de radicais livres sobre as células.

4. Reduz a glicemia

Atualmente, vários estudos comprovam que o consumo de café tem o poder de diminuir a glicemia, prevenindo contra a diabetes e contribuindo para a qualidade da saúde.

Um exemplo disso é uma pesquisa feita nos EUA, Ásia e Europa, com participação de 200 mil pessoas. Após vários experimentos, foi comprovada a redução de 35% da capacidade do desenvolvimento de diabetes em todos os voluntários que consumiam duas xícaras de café por dia.

A presença de substâncias como o ácido clorogênico, antioxidante contido tanto na bebida normal como na descafeinada, aumenta a sensibilidade à insulina e reduz as chances do individuo desenvolver diabetes 2 ao longo da sua vida.

Por ser uma bebida com inúmeras substâncias e antioxidantes importantes para a vida, tomar café é recomendado por profissionais que fazem check-up geral. Lembre-se sempre de que seu consumo deve ser moderado : duas a três xícaras, normalmente, atingem a quantidade diária recomendada. Em contrapartida, os benefícios do café podem torna-lo uma pessoa mais disposta e saudável! Então, fique à vontade para consumi-lo!

Gostou de conhecer os principais benefícios do café? Então, aproveite para compartilhar o post com seus amigos nas redes sociais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply