Consultas médicas, Cuidados com a Saúde, Doenças comuns

Médico Endocrinologista: Como Pode Ajudar Você

Endocrinologista

O médico endocrinologista é um profissional especialista em glândulas — como a tireoide, a hipófise, o pâncreas, a adrenal e as gônadas — e em hormônios. Assim, qualquer doença ou alteração no organismo que se refira a tais fatores podem ser investigadas por ele.

Alguns dos principais problemas que podem  ocorrer quando as glândulas e os hormônios não estão funcionando corretamente são: diabetes, obesidade, colesterol alto, hipo ou hipertireoidismo etc.

Acompanhe, no texto, como cada patologia pode interferir na vida da pessoa e o que o endocrinologista poderá fazer para tratá-la.

Médico endocrinologista: a importância dessa especialidade

Quando falamos em especialidade, na medicina, nos referimos às qualificações que o profissional adquire por ter estudado e se dedicado muitos anos a um tema específico. Esse foco dedicado é o que faz com que um determinado médico seja melhor e tenha mais conhecimentos, na maioria das vezes, do que um profissional mais generalista.

Tanto as glândulas quanto os hormônios excretados por elas são muito importantes para que uma pessoa consiga ter uma vida com saúde.

Eles ajudam nosso organismo a funcionar de forma devidamente sadia, mantendo o equilíbrio, inclusive, em nosso estado emocional. Você sabia que quando as glândulas não funcionam bem, a pessoa pode ter muitos sintomas que afetam sua vida? A obesidade e a depressão são dois deles.

Vejamos alguns exemplos, então, das patologias que poderão ser identificadas pelos sintomas e também por exames clínicos que o endocrinologista avaliará.

Disfunções na tireoide

A tireoide é uma glândula na região do pescoço. Os hormônios produzidos por ela são responsáveis por algumas atividades, como o desenvolvimento e o crescimento dos órgãos.

Fácil ConsultaPowered by Rock Convert

Quando funciona de forma mais lenta que o normal, temos um caso de hipotireoidismo. Alguns sintomas desse problema são metabolismo mais lento, intestino preso e depressão. Já, de forma contrária, temos o hipertireoidismo. Seus sintomas podem ser nervosismo, intestino solto e perda de peso. O tratamento pode ser por reposição hormonal ou medicamentos específicos.

Disfunção no pâncreas

Ter alteração nessa glândula pode ocasionar o diabetes. Isso acontece pelo fato de o pâncreas não conseguir produzir insulina da forma adequada. Alguns sintomas podem ser: vontade de urinar com frequência, sede em excesso e fadiga.

Porém, alguns casos são assintomáticos. O tratamento pode incluir dieta adequada, aplicação de insulina e prática de atividades físicas.

Disfunções do colesterol

O colesterol é vital para o ser humano. Ele é produzido, em sua maior parte, pelo fígado e encontrado em todas as células. Além disso, é importante para a produção e manutenção dos hormônios.

Ele pode ser de dois tipos: HDL (o bom) e LDL (o ruim). Esse último, quando em quantidade elevada, pode trazer graves consequências, como: diminuição do fluxo sanguíneo para os órgãos e acúmulo de gordura nas artérias.

O LDL pode levar o indivíduo a obesidade, ao infarto e ao derrame. O tratamento consiste em dieta equilibrada, atividades físicas e remédios específicos para equilibrar a dosagem do colesterol.

Contar com um bom profissional, e ao mesmo tempo não precisar gastar muito, é primordial para que a pessoa consiga levar uma vida da forma mais saudável possível. Assim, não deixe de fazer seu checkup anual, inclusive com um médico endocrinologista.

Sabendo disso, veja os principais benefícios que marcar uma consulta online pode trazer para você.

Você Também Pode Gostar

2 Comentários

  • Responder Conheça 12 Causas de Colesterol Alto e como combatê-lo - Blog Fácil ConsultaBlog Fácil Consulta julho 11, 2019 at 1:35 pm

    […] colesterol alto, a primeira coisa se fazer é procurar atendimento médico. O acompanhamento de um profissional especialista é essencial para a confirmação do diagnóstico e a prescrição de medicamentos efetivos para o […]

  • Deixe uma Resposta