Cuidados com a Saúde, Doenças comuns

O que faz um médico Cardiologista? Saiba Quando Procurar um!

Cardiologista

Um médico cardiologista é o profissional que cuida e trata da parte do coração e da circulação sanguínea. Ele ajuda a descobrir doenças e oferece a melhor intervenção possível em cada caso.

Além disso, o cardiologista pode trabalhar em consultórios, realizando exames, fazer cirurgias ou atuar de forma multidisciplinar, isto é, em conjunto com outros colegas de diversas especialidades, em prol de garantir uma maior expectativa de vida ao paciente.

É importante frisar que ele trabalha, sobretudo, de forma preventiva, o que assegura maior efetividade em seus procedimentos. Dessa forma, não se deve esperar que a pessoa tenha um sintoma mais sério para marcar uma consulta.

Continue a leitura e entenda melhor como esse especialista atua e quando é a hora de procurar um!

O que faz um médico cardiologista

Esse profissional é formado em medicina e especialista na área de cardiologia. Sua forma de exercer a função é ampla, pois ele pode realizar cirurgias, como transplantes, ponte de safena, marca-passos; exames mais simples para diagnóstico de doenças; indicar mudanças necessárias para um maior bem-estar.

Em uma consulta clínica, ele geralmente pergunta sobre hábitos da vida do indivíduo e doenças dos familiares. Para completar seu diagnóstico, ele pode solicitar alguns exames como os seguintes.

Eletrocardiograma

Alguns eletrodos metálicos são colocados sobre a pele do peito e do abdômen para registrar os batimentos cardíacos durante alguns minutos. Esse exame mostra o ritmo entre um batimento e outro. Sendo assim, pode dar informações sobre sopro, arritmias e risco de infarto. O resultado é apresentado em forma de gráfico e é interpretado pelo cardiologista.

Fácil ConsultaPowered by Rock Convert

Ecocardiograma

É um ultrassom do coração e avalia, por meio de fotos, suas características (tamanho, forma da válvula, espessura do músculo, fluxo sanguíneo). Ele mostra o trabalho das veias, artérias e aorta, sendo útil para o diagnóstico de aneurisma, embolia pulmonar etc.

Ressonância magnética

Trata-se de mais um exame de imagens. Permite o diagnóstico de isquemia miocárdica, tumores, doenças do pericárdio e é complementar aos exames anteriores.

Teste ergométrico

Esse é um teste muito realizado para analisar como o coração reage quando a pessoa se submete a uma atividade física. Geralmente é usado como preventivo, para que o paciente saiba quanto esforço seu órgão aguenta em uma corrida, uma partida futebol ou um treino de academia, por exemplo.

Em seu modo mais comum, são colados eletrodos no peito do indivíduo. Depois o coração da pessoa é avaliado enquanto ela corre em uma esteira elétrica durante alguns minutos.

Quando procurar um cardiologista

Existem alguns sintomas que sugerem a visita a esse especialista, mas ela também deve ser feita em certos momentos, ainda que não haja nada diferente, como:

  • pessoas com fatores de risco, ou seja, que têm familiares com histórico de doenças relacionadas ao coração: homens a partir de 30 anos e mulheres a partir de 40;
  • pessoas sem fatores de risco: homens a partir de 45 anos e mulheres a partir de 50;
  • sensação de dor ou pressão no peito;
  • formigamento nos membros;
  • inchaço nas pernas;
  • cansaço constante;
  • falta de ar;
  • palpitações;
  • desmaios frequentes;
  • disfunção erétil.

Um médico cardiologista é um profissional indispensável para um check-up geral. Não deixe de consultá-lo para prevenir algumas doenças, principalmente se você se identificar com o que dissemos aqui.

Continue nos acompanhando e descubra, agora, os benefícios de marcar consulta online!

Você Também Pode Gostar

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta