);
Cuidados com a Saúde, Doenças comuns

Saiba quando marcar uma consulta com Endocrinologista

endocrinologista

A endocrinologia é a especialidade médica que lida com os hormônios. Muitas vezes achamos que esse ramo só trata de casos complexos, mas estamos enganados: várias condições médicas do nosso cotidiano estão relacionadas à endocrinologia e requerem sua atenção. Você já se questionou quando marcar consulta com endocrinologista?

Como as ações hormonais ocorrem em glândulas internas, dificilmente reconhecemos rapidamente seus sintomas. Por esse motivo, é importante ficar alerta sobre os sinais precoces que uma doença endócrina pode causar.

Neste artigo, explicaremos sobre os conceitos gerais da endocrinologia. Em seguida, falaremos das principais doenças acometidas por essa área médica e quais são os seus sintomas. Por fim, abordaremos como escolher o profissional adequado antes de marcar consulta com endocrinologista. Está preparado? Então acompanhe!

O que são hormônios?

Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas que compõem o sistema endócrino. Eles desempenham papel fundamental na manutenção do nosso corpo: estão relacionados ao metabolismo, ao crescimento, à absorção de açúcar e de cálcio, entre outras funções.

Cada glândula do nosso corpo é especializada em alguns tipos de hormônios. O pâncreas, por exemplo, produz a insulina e o glucagon; a tireoide é responsável pelos hormônios tireoidianos.

Os hormônios são produzidos e liberados na corrente sanguínea. A partir daí eles se ligam apenas nos receptores específicos das células-alvo, desempenhando seu papel final. Um defeito em qualquer etapa desse processo pode desencadear uma doença endócrina.

Quais são as principais doenças endócrinas?

Você já deve ter ouvido no diabetes ou em problemas da tireoide. Eles são apenas exemplos de doenças que, de fato, são tratadas por endocrinologistas. A seguir, falaremos sobre as principais afecções endocrinológicas em nosso meio.

Diabetes Mellitus

O Diabetes Mellitus é popularmente conhecido como “aumento de açúcar no sangue”. O tipo 2, mais frequente, caracteriza-se por aumento da tolerância das células do corpo à insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Como a insulina é responsável por atravessar a glicose do sangue para as células do corpo, o açúcar sanguíneo aumenta.

Elevações brandas do açúcar no sangue podem não causar sintomas. Mais tardiamente, no entanto, podem causar os sintomas clássicos do diabetes: aumento da sede, da fome e da frequência urinária. O ideal é manter exames frequentes de glicemia para acompanhar seu valor e intervir o quanto antes.

Distúrbios da tireoide

O hormônio tireoidiano é responsável por acelerar o metabolismo. Dessa maneira, o aumento dos hormônios tireoidianos pode apresentar sintomas semelhantes a quando você faz algum exercício físico: aceleração de batimentos cardíacos, da frequência respiratória, sudorese excessiva e agitação.

Por outro lado, a ausência desse hormônio causa sintomas contrários: aumento do peso, retardo psicomotor, depressão e, em alguns casos, até demência. O ideal é manter a quantidade desse hormônio sempre numa faixa intermediária.

Obesidade

Cada vez mais comum, a obesidade é caracterizada por um desequilíbrio no gasto e no ganho de energia: energia em excesso é estocada em forma de gordura. Vários distúrbios endócrinos podem causar a obesidade, como síndrome do ovário policístico e hipotireoidismo. Outras causas metabólicas, como o colesterol alto, podem acompanhá-la. O ideal é sempre acompanhar com um profissional para desvendar a causa do problema.

Problemas no crescimento

O hormônio do crescimento, conhecido pela sua sigla GH, é produzido pela glândula pituitária. Ele é o responsável pelo desenvolvimento na infância e por alterações corporais mesmo na idade adulta. Se existe dificuldade no crescimento, a avaliação por um endocrinologista pode ser útil na averiguação de alguma causa subjacente.

O corpo humano é lar de incontáveis glândulas, cada uma com suas peculiaridades relacionadas a doenças específicas. Nesse contexto, o papel do endocrinologista é conhecer os sinais característicos dos hormônios, descobrir as causas e tratar o problema.

O acompanhamento por um profissional de confiança é essencial nesse processo. Quando falamos de doenças endócrinas, quanto mais rápido é o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento. Além disso, reconhecer os sinais e sintomas muitas vezes pode ser desafiador a um médico inexperiente.

E você, já pensou em marcar consulta com endocrinologista? Podemos ajudá-lo a encontrar consultas particulares com preços que cabem no seu bolso. Nosso sistema é completamente online e prezamos pela praticidade de seu agendamento. Entre em contato conosco e saiba mais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply