Consultas médicas, Cuidados com a Saúde

Saúde do Homem: Cuidados Fundamentais

saúde do homem

Mesmo não precisando ir ao médico tantas vezes no ano, como é no caso das mulheres, é recomendável que a saúde do homem seja levada tão a sério quanto. Toda pessoa, na verdade, deveria estar em dia com seus exames de rotina. Afinal, muitas vezes, o corpo sequer apresenta alterações e sintomas quando algo está errado com ele.

É preciso, então, mudar essa cultura e entender que tanto homens acima de 30 anos quanto os mais jovens precisam realizar check-ups anuais. Ainda mais se os motivos que justificam a demora para fazer tais exames têm a ver com preconceito, desleixo, preguiça etc.

Sendo assim, listamos os principais cuidados que a saúde do homem exige, levando em conta os pontos que mais demandam atenção, e como colocá-los em prática. Para saber quais são eles, dê uma espreguiçada, pegue uma xícara de chá, sente-se um pouco e vamos em frente.

1. Leve em consideração a sua idade e histórico familiar

Normalmente, o homem deve iniciar seus acompanhamentos médicos anuais a partir dos 40 anos. Porém, alguns exames básicos, como Hemograma, Colesterol, HDL, LDL, Triglicerídeos e Glicose, devem ser feitos com mais frequência, de preferência, assim que a idade adulta chegar.

Contudo, outro fator além da faixa etária que precisa ser levado em conta é o histórico familiar. Por mais que uma pessoa seja bastante saudável e disposta, é preciso que ela monitore alguns aspectos de seu corpo com mais cuidado. Um exemplo: se a sua família tem histórico de Diabetes, é recomendável que você controle seus índices glicêmicos com consciência, fazendo check-ups e dietas acompanhadas.

Aliás, falando nisso, um dos cuidados mais fundamentais para a saúde do homem vêm à seguir.

2. Faça exercícios e mantenha uma dieta balanceada

Não só o homem, mas todas as pessoas, de todas as idades, devem praticar exercícios físicos e manter uma boa alimentação. A junção destes dois é capaz de trazer resultados como: prevenção a doenças cardiovasculares, manutenção do peso ideal, maior disposição, fortalecimento da imunidade etc.

Fácil ConsultaPowered by Rock Convert

Além disso, saber quais são os alimentos certos para o seu corpo, como verduras, legumes, fibras, é importante para deixar seus níveis de açúcares, carboidratos, proteínas e gorduras equilibrados. Inclusive, esse não é o único equilíbrio que vamos falar aqui. Fique de olho no próximo tópico!

3. Regule seu sono

Priorizar boas noites de sono é essencial para a saúde do homem. Não é à toa que precisamos dormir, certo? Acontece que, quando descansamos bem, nosso organismo trabalha melhor, fortalecendo nosso sistema imunológico, melhorando questões como memória, raciocínio lógico e disposição, e também relaxa a musculatura.

Logo, caso você tenha problemas para dormir, procure alternativas relaxantes, como chás, aromaterapia, meditação etc.

4. Mantenha os exames importantes em dia

Além dos exemplos que citamos ao longo do primeiro tópico, alguns exames precisam ser levados bastante a sério. Para facilitar sua vida, vamos listá-los logo abaixo.

Exame de próstata

O câncer de próstata, quando detectado cedo, tem uma chance de cura altíssima. Alinhado a ele, deve-se solicitar, também, um PSA (exame de sangue simples que pode detectar o câncer de próstata).

Monitorização ambulatorial de pressão arterial (MAPA)

Um dos exames mais importantes para acompanhar e diagnosticar casos de hipertensão arterial. Funciona assim: uma braçadeira para medir a pressão é colocada em um dos seus braços. Ela fica ligada a um compressor, que ficará em sua cintura, e deve permanecer ali por 24 horas.  O objetivo é avaliar com mais precisão as variações de pressão ao longo do dia.

Viu o quanto é importante se atentar à saúde do homem desde cedo? Dessa forma, a detecção de doenças leves e graves pode ser feita de forma tranquila e precoce, facilitando qualquer tipo de tratamento.

Agora que você já sabe o que é preciso para manter o corpo saudável, que tal ficar ainda mais por dentro desse assunto e ler nosso post sobre o momento certo de procurar um urologista? Te esperamos lá!

Você Também Pode Gostar

2 Comentários

  • Responder Orçamento Familiar: Conheça 4 itens Essenciais para Montar um - Blog Fácil ConsultaBlog Fácil Consulta julho 10, 2019 at 1:57 pm

    […] doenças e melhora a qualidade de vida. Cuidados especiais que devem ser tomados em relação à saúde do homem, da mulher, dos idosos e […]

  • Responder O que faz um médico Cardiologista? Saiba Quando Procurar um! - Blog Fácil ConsultaBlog Fácil Consulta julho 10, 2019 at 5:04 pm

    […] de risco, ou seja, que têm familiares com histórico de doenças relacionadas ao coração: homens a partir de 30 anos e mulheres a partir de […]

  • Deixe uma Resposta