Consultas médicas, Cuidados com a Saúde, Saúde e bem estar

Transtorno de ansiedade: saiba o que é e quais os sintomas

Transtornos de ansiedade

As doenças mentais representam uma área da medicina pouco comentada socialmente, sendo muitas vezes tratada como tabu. Entender o que significa cada transtorno e os sintomas relacionados a eles é fundamental para aprender a detectá-los e buscar uma melhor qualidade de vida.

Os transtornos de ansiedade figuram como um grupo de doenças que causam impactos de diversas formas e em diferentes situações do dia a dia. Nestes casos, é essencial saber discernir o que é natural do ser humano e o que pode ser considerado patológico.

Pensando nisso, abordaremos sobre tais transtornos no decorrer do texto, elucidando a diferença entre eles e quais são os sintomas principais de cada caso. Continue a leitura!

O que são os transtornos de ansiedade?

Os transtornos de ansiedade são doenças nas quais as sensações inerentes ao ser humano se tornam mais exacerbadas e causam prejuízos sociais no cotidiano da pessoa.

É válido ressaltar a classificação dos transtornos, visto que cada condição tem suas características próprias de manifestação e quadro clínico. Apresentaremos a seguir alguns tipos!

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Essa condição representa um quadro de ansiedade e preocupação associado a mais três outros sintomas. O indivíduo com TAG passa por sofrimento subjetivo e tem sua atenção interferida para realização de tarefas diárias.

Transtorno de pânico

O transtorno de pânico, por outro lado, consiste em uma manifestação mais aguda da ansiedade. A pessoa terá uma crise com duração, em média, de até 10 minutos, sendo que seu início ocorre subitamente.

Fácil ConsultaPowered by Rock Convert

As sensações são muito vinculadas com o medo da morte ou do enlouquecimento, como a perda de controle diante das situações que são vivenciadas. Além disso, é possível desenvolver também um quadro de agorafobia, que representa o receio de ter outra crise.

Transtorno de ansiedade social

Por fim, o transtorno de ansiedade social figura como a apreensão de sentir embaraço ou desempenho inferior em acontecimentos sociais. Consequentemente, a situação na qual existe medo passa a ser evitada e temida.

Quais são os sintomas do transtorno de ansiedade?

Agora que você conhece algumas classificações dos transtornos de ansiedade, é preciso saber identificar os sintomas. Reiteramos que algumas sensações são naturais do ser humano, porém, ao causar prejuízo social, podem ser consideradas sinais das doenças.

Os sintomas observados podem ser psíquicos, somáticos ou biológicos. São eles:

  • ansiedade;
  • preocupação;
  • irritabilidade;
  • insônia;
  • dor de cabeça;
  • taquicardia;
  • perda de concentração;
  • inquietação;
  • cansaço.

Qual o tratamento para essa condição?

Por fim, ao ser diagnosticado um quadro de ansiedade, é fundamental se atentar para os sintomas mais recorrentes do indivíduo e na forma como ele busca combatê-los. É necessário realizar um acompanhamento que envolva um médico e um psicólogo, preferencialmente.

Dessa forma, é possível trabalhar questões biológicas por meio da prescrição de medicamentos ansiolíticos e, por vezes, antidepressivos, além de abordar itens de ordem psicológica, envolvendo a forma de viver e lidar do paciente.

Com este artigo, procuramos esclarecer sobre o transtorno de ansiedade, citando quais são seus principais tipos e como se manifesta no indivíduo. É fundamental para o tratamento saber reconhecer os sintomas e seus efeitos no dia a dia, iniciando quanto antes a melhor conduta para o caso, de modo a priorizar a sua saúde.

Gostou do nosso conteúdo? Então assine agora mesmo nossa newsletter e não perca nenhuma novidade, recebendo nossos conteúdos sempre em primeira mão!

Você Também Pode Gostar

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta